terça-feira, 22 de setembro de 2009

É HOJE!

Bom dia, pessoal!

É hoje o dia mundial sem carro! Hoje a noite, os integrantes do movimento Nossa Campinas irão participar da BICICLETADA CAMPINAS 2009 e distribuir um material informativo muito legal para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte! Além de ser saudável, preserva o meio ambiente! O nosso lar!
Confira abaixo o cartaz da bicicletada e a publicação especial do MNC para o Dia Mundial Sem Carro! Espero ver todos na Arautos da Paz, hoje, às 18h para a concentração!

E... comentem como foi o dia sem meu carro!!!

Bjusss

Pollyana Polis
Coordenadora do Movimento Nossa Campinas




























sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Calcule suas emissões

É preciso que todos tenham plena consciência do impacto do seus atos no meio ambiente, sobretudo quando o assunto é aquecimento global. No caso dos transportes, atualmente já existem alternativas de locomoção viáveis, menos poluentes do que o carro. Aliás, de todas as alternativas, o carro é a mais poluente delas.
 O infográfico abaixo, cedido pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, faz o cálculo da emissão C02 por tipo de transporte. Faça suas contas. Acesse o site: www.akatu.net

O Colapso Urbano

A maioria das metrópoles padece de excesso de automóveis circulando em suas ruas e avenidas. Congestionamentos infindáveis, fumaça saindo pelos escapamentos, buzinadas e xingamentos: cenas que lamentavelmente fazem parte do dia-a-dia de seus habitantes.



Em agosto de 2007, a frota brasileira de automóveis ultrapassou 29 milhões de unidades, segundo relatório do Denatran. Uma média de 6,52 habitantes por carro, ou seja, 0,15 carro por habitante. A cidade de São Paulo, líder do ranking nacional, é detentora da perigosa estatística de um carro para cada dois habitantes. A tendência? Crescer cada vez mais....


Se você achou que tem muito carro em São Paulo (duas pessoas para cada carro), vai ficar surpreso com o indicador de países desenvolvidos.


• EUA: 1,3 habitante/carro (1º no ranking mundial)


• Itália: 1,5 habitante/carro


• Austrália: 1,6 habitante/carro


Japão, Canadá, Espanha e Alemanha: 1,7 habitante/carro


Afora a depreciação de aspectos sociais e do fracasso do convívio nas cidades, a “cultura do carro” é também apontada como um dos vilões do meio ambiente. A emissão de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global, é um dos fatores que mais pesa contra os veículos particulares. Estima-se que 40% da poluição do ar é gerada por transportes movidos a combustível fóssil.


Mudança de hábitos


Por mais que, num primeiro momento, o problema possa parecer complexo demais para fazermos parte de sua solução, simples mudanças de hábitos ajudam (e muito) a combatê-lo ou minimizá-lo. Veja abaixo algumas delas:


• Planeje seus deslocamentos


• Percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta





• Utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho


• Prefira meios de transportes limpos aos poluentes


• Quando utilizar o carro, dirija com economia


• Prefira automóveis com motores movidos a álcool (combustível menos poluente do que a gasolina)

Podemos ainda (para não dizer que devemos) cobrar, das autoridades públicas de nossas cidades, medidas que facilitem este movimento. Listamos abaixo algumas delas:


• Renovação/expansão da frota e capilaridade dos sistemas de transportes coletivos (como ônibus, metrô e trem)


• Criação/expansão de ciclovias nas cidades


• Aluguel de bicicletas públicas


• Criação de bicicletários (estacionamentos públicos de bicicletas) em pontos estratégicos


• Rodízio de veículos


Note que são atitudes relativamente simples de serem tomadas e que, sem dúvida, somadas, têm um efeito mitigatório significativo sobre os problemas ambientais enfrentados atualmente pela nossa sociedade. E o que não faltam são alternativas, não é mesmo?

E você, vai tirar o carro da garagem no dia 22 de setembro?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sem carro - a velha nova forma de ir e vir

O ativismo ecológico prega menos uso do carro. A realidade das grandes cidades também. Você conhece as ações para diminuir o número de carros na cidade?
Teste agora os seus conhecimentos e responda o nosso quiz!
Para participar é só clicar no link abaixo e depois em Começar! Boa Sorte!

http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=135

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro 2009

Olá pessoal!

Esse é uma iniciativa do Movimento Nossa Campinas (http://www.nossacampinas.org/) para celebrar o “O Dia Mundial Sem Carro”, data para refletirmos sobre alternativas aos meios de transporte individuais. Afinal, um carro movido a gasolina, com motor 1.0, consome 71,43 litros em mil quilômetros. Isso gera emissão de 170 Kg de CO2.  Assim, todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro.

O blog “O dia sem meu carro” abordará temas como mobilidade urbana, sustentabilidade na prática e irá propor a todos os campineiros que descrevam a sua percepção de como foi participar do dia mundial sem carro, quais foram os pontos positivos e também o que pode ser melhorado. Além disso, discutirá propostas para melhorar a mobilidade urbana, o trânsito, a poluição e a saúde da nossa Campinas. Todas as percepções, idéias e propostas serão trabalhadas pelo Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Campinas e apresentadas ao poder público.

Participe! Deixe o seu comentário, opinião! Seja cidadão!

Atividades:

Bicicletada Campinas
Terça-feira, dia 22 às 18h
na Praça Arautos da Paz